Aplicativo do TCE SP transforma cidadão em fiscal

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lançou nesta semana um aplicativo para telefones celulares e tablets que permitirá ao cidadão enviar informações à instituição para auxiliar na fiscalização do uso do dinheiro público.

O ‘Fiscalize com o TCESP’ foi concebido pelo setor de Informática do próprio Tribunal de Contas e está disponível gratuitamente na loja Google Play para aparelhos que utilizam o sistema ‘Android’. Celulares que utilizam ‘IOS’ poderão baixá-lo a partir de agosto na ‘Apple Store’. Por meio do aplicativo, usuários do sistema público de saúde
ou da rede pública de ensino, por exemplo, terão interface simples e prática para encaminhar reclamações, fotos e vídeos sobre as condições do serviço oferecido.

Todos os dados serão georreferenciados, o que permitirá ao TCE-SP saber a data, a hora e o local exato de onde foi enviada a informação.

“Esse aplicativo ajuda a concretizar uma das principais linhas estratégicas do Tribunal de Contas do Estado de São
Paulo, que é buscar uma maior aproximação com a sociedade civil e incentivar o cidadão a ser um fiscal do dinheiro público em seu cotidiano”, afirmou o presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho. As informações recebidas através do aplicativo serão enviadas diretamente ao sistema de inteligência artificial da instituição para análise e cruzamento, podendo subsidiar as ações de fiscalização ordinárias e extraordinárias.

Ferramenta incentiva controle social por meio de celulares e tablets

Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o aplicativo ‘Fiscalize com o TCESP’ utiliza tecnologia UX – que permite que o usuário interaja de forma intuitiva com o sistema.

Por meio da ferramenta, o cidadão poderá postar textos, fotos e vídeos que, ao seu juízo, sejam impróprias ou  configurem irregularidades. As informações postadas serão encaminhadas diretamente para o sistema de Inteligência Artificial do TCE, de modo a permitir, inclusive, o cruzamento com outras informações de controle externo.

“Esta é mais uma ferramenta de controle social que o TCE coloca à disposição da sociedade. Quanto mais o cidadão utilizar o aplicativo, mais forte e eficiente será o controle social, mais adequada será a prestação do serviço e melhor será o emprego de dinheiro público”, explicou o Diretor de Tecnologia da Informação, Rodney Idankas.O aplicativo permite aos usuários de celulares e tablets uma alternativa rápida e fácil de apresentar uma denúncia, que poderá ser enviada junto com fotos ilustrativas e georreferenciamento, de situações em que são detectadas
o mau uso dos recursos públicos.

Fonte: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.