Como anda o controle interno do seu setor?

Passo a passo de sistema desenvolvido pelo Grupo Confiatta ajuda com essa resposta

O Mapeamento do Controle de Risco Interno em setores públicos é uma das pautas mais relevantes do cenário atual. Isso porque, no ano de 2017, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lançou seu Manual de Controle Interno, reafirmando a cobrança e a preocupação constante para com a organização setor público municipal, na grande maioria de suas esferas.

O conteúdo pressupõe um passo a passo do mapeamento: seus conceitos, referências, componentes e normas, exigidos nos sistemas municipais. O Controle Interno de Risco abrange uma situação preliminar dos mais diversos departamentos da gestão, sendo ela financeira, orçamentária, operacional ou patrimonial da entidade pública em questão, com o objetivo de prever possíveis situações de crise e demais dificuldades que os processos possam causar a instituição.

Baseando-se nesta exigência é que o Auxiliar de Suporte Técnico do Grupo Confiatta, Thiago Moraes, em parceria com a Auditora Pública Interna do município de Boituva, Luciana Bueno, desenvolveu Plano Operativo Anual de Controle Interno (POACI), que oferece o planejamento de uma forma muito mais assertiva e prática para a organização. Com ele, é possível desenvolver as atividades de prevenção e auditoria dos departamentos que as pastas de Controladoria Geral costumam acompanhar, mapeando as situações de risco, suas probabilidades e consequências.

O conteúdo do Plano Operativo baseia-se na transparência e tradução de dados, onde o usuário pode desenvolver com facilidade o planejamento e mapear seus resultados e impactos, de acordo com os tópicos previstos pelo TCESP. Para cumprir seus aspectos de facilidade e objetividade, o sistema foi pensado de forma a utilizar os princípios da ferramenta 5W2H, que define de uma forma estratégica os aspectos de onde, como, quando e porque os dados são relevantes naquele momento.

Metodologia exclusiva Confiatta

Sua metodologia baseia-se em um planejamento inicial, onde um cronograma de trabalho é previsto, bem como a definição de uma matriz de risco e a implementação de seus objetivos. Em seguida, o sistema executa as ações previamente desenvolvidas, fiscalizando e analisando todas as movimentações realizadas no setor dentro do período previamente determinado. Após a obtenção dos resultados, o Relatório Final apresenta a análise dos efeitos obtidos, de forma mensal, sobre os aspectos observados durante a sua atuação.

Além das questões formais, o POACI leva em consideração as caraterísticas humanas envolvidos no processo. O sistema preza pela discrição dos colaboradores envolvidos, priorizando aspectos técnicos da situação – mesmo que, em momentos esporádicos, seja necessário informar erros, desvios ou fraudes. O sistema POACI prevê que demais detalhamentos emocionais e físicos contribuem, de forma subjetiva, para a negatividade dos resultados além de prejudicar o relacionamento entre o colaborador e instituição. A Confiatta acredita que o sucesso da implementação do sistema vai além da positividade dos resultados, mas sim na satisfação dos contribuintes para com a implementação do sistema que proporciona mais assertividade no Controle Interno da Gestão e com isso mais transparência na utilização do dinheiro público.

Passo a passo do POACI

Em um primeiro momento, o sistema requer um planejamento minucioso a ser delineado: é feito o levantamento da matriz de risco, a definição dos macros objetivos a serem alcançados, o levantamento de dados essenciais e a legislação vigente.

Em seguida, o plano entra em seu período de execução, colocando em prática as fiscalizações, acompanhamentos e controles fixados na programação aplicada e ainda a análise de controle de riscos e a incidência dos mesmos. Com isso, é possível realizar uma análise de dados, de atendimentos e de todas as ações desenvolvidas ao longo do processo.

Todos os resultados obtidos ao final do Plano serão publicados mensalmente no Relatório de Controle Interno – RCi, nos formatos estabelecidos pela Controladoria, de forma clara e transparente, facilitando futuras análises.

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e descubra tudo o que nosso sistema pode fazer por você. Ligue (15) 3233.8395 ou envie um e-mail para contato@confiatta.com.br.

 

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.