Publicada em: 14/06/2021

14 de junho: Dia Mundial do Doador de Sangue

A Campanha “Junho Vermelho” foi criada em 2015 pelo Ministério da Saúde (MS) e estendida para todo país com o objetivo de incentivar o espírito de solidariedade: Doar sangue e conscientizar a população do ato de amor ao próximo.  

 

O mês de junho foi escolhido para a campanha, já que é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue. Os motivos estão atrelados a proximidade das férias escolares, que levam muitas famílias a viajar, e pelo aumento da incidência de infecções respiratórias por conta da queda da temperatura, fazendo com que as pessoas evitem sair de casa. 

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue no Brasil. A OMS recomenda que o número de doadores compreenda de 3 a 5% da população do país.

 

Atualmente existem dois projetos tramitando no Senado que incentivam a população a abraçar a causa da doação de sangue. Um deles é o PL 1.855/2020, que visa dar prioridades em atendimento de bancos, repartições públicas e concessionárias de serviço de água e luz. 

 

Outro é o PL 1.322/2019, já aprovado e enviado para a Câmara dos Deputados, com o incentivo de promover o benefício de meia entrada em espetáculos para doadores regulares de sangue.

 

Se você tem interesse em doar sangue, o site Pró Sangue disponibiliza uma lista com os requisitos básicos para doação de sangue

 

Agende sua doação:

 

Para facilitar o processo de doação foi desenvolvido pela Hubglobe um sistema de agendamento online para os doadores de sangue. Além de ajudar na organização dos postos de coleta, essa facilidade da total autonomia ao candidato à doação, uma vez que é a própria pessoa que faz seu cadastro, agendamento e cancelamento.

 

Vale destacar que o cadastro deve ser feito pelo próprio candidato à doação, pois é necessário ter os dados pessoais para realizar o registro.

 

Em alguns postos de coleta a doação de sangue está sendo feita exclusivamente por prévio agendamento. Em outros, isso não é uma condição necessária, mas por outro lado é uma garantia para aqueles que quiserem doar. Por exemplo, nos dias em que a unidade de coleta atinge o limite de atendimento diário, os candidatos cadastrados têm sua vaga garantida.

 

Doe sangue! Doe vida!

 

Fontes:

https://www.saude.mg.gov.br/hpv/story/12910-junho-vermelho-a-importancia-da-doacao-de-sangue-em-tempos-de-pandemia

http://www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Agende.html

ÚLTIMAS DO BLOG

As dificuldades enfrentadas na gestão de recursos destinados para a Covid-19
Desde o surgimento dos primeiros casos do novo Coronavírus (Covid-19), o Brasil, assim como a maioria dos países, vem vivendo a pior crise sanitária da sua his...
Publicada em: 14/06/2021
VER MAIS
Contabilidade Pública: O que você precisa saber
A Contabilidade é uma ciência que estuda, interpreta e registra todos os eventos que venham a modificar o patrimônio de uma entidade, subsidiando seus administra...
Publicada em: 14/06/2021
VER MAIS
Calendário de Obrigações dezembro de 2021
No mês de dezembro, um dos destaques do “Calendário de Obrigações” para as Prefeituras é o Relatório Resumido da Execu&cce...
Publicada em: 14/06/2021
VER MAIS

EM QUE
PODEMOS
AJUDAR?

Escritório

Rua Caracas, 886
Jardim América - Sorocaba/SP
CEP: 18046-718


Telefone:

Telefone Fixo: +55 (15) 3233-8395  

Whatsapp:  +55 (15) 996123223


E-mail:

contato@confiatta.com.br

Entre em contato conosco, preencha nosso formulário de contato.

Grupo Confiatta® 2020. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: