Publicada em: 13/05/2020

Câmara de Cerquilho implanta Sistema de Controle Interno!!

A mais recente cliente da Confiatta Sistemas e Tecnologia, a Câmara Municipal de Cerquilho concluiu hoje a implantação do seu Sistema de Controle Interno.

 

De forma totalmente remota, nosso especialista Thiago Moraes acompanhou a controladora da Câmara, a Sra. Renata Aparecida de Toledo durante todo o processo.

 

Foram definidas todas as rotinas de verificação, que a partir de agora podem receber informações, de forma também remota, dos demais servidores da Casa Legislativa. Ideal, portanto, nesse período de distanciamento social, pois a obtenção de informações, suas análises e relatórios são totalmente informatizadas e grande parte delas automatizada.

 

A Controladora da Câmara recebeu, ainda, toda a capacitação para a implantação não só dos quesitos de verificação e suas respectivas áreas setoriais, como também para a implementação do POACI - Plano Operativo Anual do Controle Interno.

 

Nosso especialista Thiago explica que o Plano Operativo Anual de Controle Interno – POACI, é um instrumento em que a administração elege os processos que serão alvo de fiscalização no decorrer do exercício, no qual a Unidade Central de Controle Interno (UCCI) define os tipos de fiscalizações, quais sejam: planejadas e extraordinárias.

 

Considerando os quesitos do planejamento, é possível ter um quadro preliminar da situação orçamentária, financeira, operacional e patrimonial da entidade municipal, daí identificando certos pontos de fragilidade. Outro fator, senão o mais importante de todos, o presente Plano Operativo Anual de Controle Interno (POACI), onde identificará, além dos pontos essenciais já determinados na legislação, tais como os limites e condições da LRF, da aplicação dos mínimos constitucionais na educação e saúde, outros pontos de controle.

 

Ao analisar e descentralizar os quesitos classificados como (RISCO BAIXO - RB  | RISCO MÉDIO - RM  | RISCO ALTO - RA | RISCO EXTREMO - RE) a partir do Mapeamento de Riscos do Processo, serão eleitos os segmentos onde o Controle Interno concentrará mais energia.


São os chamados pontos de interesse ou de controle, baseada nos relatórios dos exercícios anteriores do Controle Interno, Controle Externo - TCESP e Ministério Público - MP, conclui Thiago.

ÚLTIMAS DO BLOG

O Novo Fundeb na Prática
Com a implementação do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) pela Lei nº 14.113/2020,...
Publicada em: 13/05/2020
VER MAIS
Gestores Municipais podem planejar metas e acompanhar os indicadores do IEGM por meio do “Sistema de Controle Interno” do Grupo Confiatta
Por meio do “Sistema de Controle Interno” do Grupo Confiatta, os Gestores Municipais podem planejar bons índices para o Município. Tudo porque o Sistema p...
Publicada em: 13/05/2020
VER MAIS
Alterações trazidas pela Lei 14.026/2020 - Agência Nacional De Águas e Saneamento Básico (ANA)
Iniciando nosso conteúdo semanal sobre a Lei nº 14.026/2020, que atualiza o Marco Legal do Saneamento Básico, a primeira mudança a ser abordada é, ...
Publicada em: 13/05/2020
VER MAIS

EM QUE
PODEMOS
AJUDAR?

Escritório

Rua Caracas, 886
Jardim América - Sorocaba/SP
CEP: 18046-718


Telefone:

+55 (15) 3233-8395


E-mail:

contato@confiatta.com.br

Entre em contato conosco, preencha nosso formulário de contato.

Grupo Confiatta® 2020. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: