Publicada em: 16/04/2019

Você sabe o que é Plano Operativo Anual do Controle Interno ?

Como anda o controle interno do seu setor? Plano Operativo: saiba o que é e sua importância.

Passo a passo de sistema desenvolvido pelo Grupo Confiatta ajuda com essa resposta

 

O Mapeamento do Controle de Risco Interno em setores públicos é uma das pautas mais relevantes do cenário atual. Isso porque, no ano de 2017, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lançou seu Manual de Controle Interno, reafirmando a cobrança e a preocupação constante para com a organização setor público municipal, na grande maioria de suas esferas.

 

O conteúdo pressupõe um passo a passo do mapeamento: seus conceitos, referências, componentes e normas, exigidos nos sistemas municipais. O Controle Interno de Risco abrange uma situação preliminar dos mais diversos departamentos da gestão, sendo ela financeira, orçamentária, operacional ou patrimonial da entidade pública em questão, com o objetivo de prever possíveis situações de crise e demais dificuldades que os processos possam causar a instituição.

 

Baseando-se nesta exigência é que o Auxiliar de Suporte Técnico do Grupo Confiatta, Thiago Moraes, em parceria com a Auditora Pública Interna do município de Boituva, Luciana Bueno, desenvolveu Plano Operativo Anual de Controle Interno (POACI), que oferece o planejamento de uma forma muito mais assertiva e prática para a organização. Com ele, é possível desenvolver as atividades de prevenção e auditoria dos departamentos que as pastas de Controladoria Geral costumam acompanhar, mapeando as situações de risco, suas probabilidades e consequências.

 

O conteúdo do Plano Operativo baseia-se na transparência e tradução de dados, onde o usuário pode desenvolver com facilidade o planejamento e mapear seus resultados e impactos, de acordo com os tópicos previstos pelo TCESP. Para cumprir seus aspectos de facilidade e objetividade, o sistema foi pensado de forma a utilizar os princípios da ferramenta 5W2H, que define de uma forma estratégica os aspectos de onde, como, quando e porque os dados são relevantes naquele momento.

 

Metodologia exclusiva Confiatta

 

Sua metodologia baseia-se em um planejamento inicial, onde um cronograma de trabalho é previsto, bem como a definição de uma matriz de risco e a implementação de seus objetivos. Em seguida, o sistema executa as ações previamente desenvolvidas, fiscalizando e analisando todas as movimentações realizadas no setor dentro do período previamente determinado. Após a obtenção dos resultados, o Relatório Final apresenta a análise dos efeitos obtidos, de forma mensal, sobre os aspectos observados durante a sua atuação.

 

Além das questões formais, o POACI leva em consideração as caraterísticas humanas envolvidos no processo. O sistema preza pela discrição dos colaboradores envolvidos, priorizando aspectos técnicos da situação – mesmo que, em momentos esporádicos, seja necessário informar erros, desvios ou fraudes. O sistema POACI prevê que demais detalhamentos emocionais e físicos contribuem, de forma subjetiva, para a negatividade dos resultados além de prejudicar o relacionamento entre o colaborador e instituição. A Confiatta acredita que o sucesso da implementação do sistema vai além da positividade dos resultados, mas sim na satisfação dos contribuintes para com a implementação do sistema que proporciona mais assertividade no Controle Interno da Gestão e com isso mais transparência na utilização do dinheiro público.

 

Passo a passo do POACI

 

Em um primeiro momento, o sistema requer um planejamento minucioso a ser delineado: é feito o levantamento da matriz de risco, a definição dos macros objetivos a serem alcançados, o levantamento de dados essenciais e a legislação vigente.

 

Em seguida, o plano entra em seu período de execução, colocando em prática as fiscalizações, acompanhamentos e controles fixados na programação aplicada e ainda a análise de controle de riscos e a incidência dos mesmos. Com isso, é possível realizar uma análise de dados, de atendimentos e de todas as ações desenvolvidas ao longo do processo.

 

Todos os resultados obtidos ao final do Plano serão publicados mensalmente no Relatório de Controle Interno – RCi, nos formatos estabelecidos pela Controladoria, de forma clara e transparente, facilitando futuras análises.

 

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e descubra tudo o que nosso sistema pode fazer por você. Ligue (15) 3233.8395 ou envie um e-mail para contato@confiatta.com.br.

ÚLTIMAS DO BLOG

O Novo Fundeb na Prática
Com a implementação do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) pela Lei nº 14.113/2020,...
Publicada em: 16/04/2019
VER MAIS
Gestores Municipais podem planejar metas e acompanhar os indicadores do IEGM por meio do “Sistema de Controle Interno” do Grupo Confiatta
Por meio do “Sistema de Controle Interno” do Grupo Confiatta, os Gestores Municipais podem planejar bons índices para o Município. Tudo porque o Sistema p...
Publicada em: 16/04/2019
VER MAIS
Alterações trazidas pela Lei 14.026/2020 - Agência Nacional De Águas e Saneamento Básico (ANA)
Iniciando nosso conteúdo semanal sobre a Lei nº 14.026/2020, que atualiza o Marco Legal do Saneamento Básico, a primeira mudança a ser abordada é, ...
Publicada em: 16/04/2019
VER MAIS

EM QUE
PODEMOS
AJUDAR?

Escritório

Rua Caracas, 886
Jardim América - Sorocaba/SP
CEP: 18046-718


Telefone:

+55 (15) 3233-8395


E-mail:

contato@confiatta.com.br

Entre em contato conosco, preencha nosso formulário de contato.

Grupo Confiatta® 2020. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: