Publicada em: 21/09/2021

Dia da Árvore: Grande símbolo da natureza e uma das mais importantes riquezas naturais

Neste 21 de setembro é comemorado no Brasil o Dia da Árvore. A data comemorativa foi criada em 1965 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação deste bem tão valioso. 

 

A árvore é fundamental para a vida no planeta, afinal de contas, além de produzirem oxigênio através da fotossíntese, também exercem diversos outros papéis ecológicos, como por exemplo:

 

  • Contribuem para a biodiversidade;
  • Redução da poluição do ar;
  • Extração de flores e frutos que servem para alimentação, produção de remédios, entre outras atividades;
  • Em grandes cidades, reduzem a temperatura e fornecem sombras;
  • Oferecem abrigo para outras espécies, como animais e fungos;
  • Contribuem para a beleza paisagística.
  • Evitam a erosão do solo e as enchentes dos rios;
  • Aumentam a umidade através da evapotranspiração 

 

A importância das árvores vai além das funções ecológicas. Elas são igualmente essenciais sob o ponto de vista econômico, vez que através dela extraímos diversas matérias-primas de suma importância para nossa economia com por exemplo, a madeira utilizada, principalmente, para construção de móveis e casas. A celulose, utilizada para produção de papel. Além disso, algumas espécies ainda apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica e de cosméticos devido a seus compostos.

 

O fato é que a árvore é o grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. Sem elas teríamos dias mais quentes, com umidade cada vez menor, além de perdemos os nossos locais de sombra. Também enfrentaríamos a erosão do solo e a diminuição (até mesmo extinção) de outras espécies de plantas e animais que dependem diretamente das árvores. Ainda, teríamos impactos econômicos sem precedentes, ante sua utilização em diferentes indústrias.

 

Por isso, é fundamental que as árvores sejam preservadas e que campanhas de reflorestamento e educação ambiental sejam incentivadas, pois o desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população. 

 

Proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade e é fundamental que cada um faça sua parte. Vamos aproveitar o dia de hoje para refletir sobre nossas atitudes em relação a esta importante riqueza natural, primando pelo respeito a este ser vivo e sua conservação.

ÚLTIMAS DO BLOG

As dificuldades enfrentadas na gestão de recursos destinados para a Covid-19
Desde o surgimento dos primeiros casos do novo Coronavírus (Covid-19), o Brasil, assim como a maioria dos países, vem vivendo a pior crise sanitária da sua his...
Publicada em: 21/09/2021
VER MAIS
Contabilidade Pública: O que você precisa saber
A Contabilidade é uma ciência que estuda, interpreta e registra todos os eventos que venham a modificar o patrimônio de uma entidade, subsidiando seus administra...
Publicada em: 21/09/2021
VER MAIS
Calendário de Obrigações dezembro de 2021
No mês de dezembro, um dos destaques do “Calendário de Obrigações” para as Prefeituras é o Relatório Resumido da Execu&cce...
Publicada em: 21/09/2021
VER MAIS

EM QUE
PODEMOS
AJUDAR?

Escritório

Rua Caracas, 886
Jardim América - Sorocaba/SP
CEP: 18046-718


Telefone:

Telefone Fixo: +55 (15) 3233-8395  

Whatsapp:  +55 (15) 996123223


E-mail:

contato@confiatta.com.br

Entre em contato conosco, preencha nosso formulário de contato.

Grupo Confiatta® 2020. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: