Publicada em: 11/08/2021

Dia do Advogado: O entusiasmo jamais pode desaparecer!!!

O Que quer dizer “grande advogado”? Quer dizer advogado útil aos juízes para ajudá-los a decidir de acordo com a justiça, útil ao cliente para ajudá-lo a fazer valer suas razões.

 

Útil é aquele advogado que fala o estritamente necessário, que escreve clara e concisamente, que não entulha a audiência com sua personalidade invasiva, não aborrece os juízes com sua prolixidade e não os deixa suspeitosos com sua sutileza – exatamente o contrário, pois, do que certo público entende por “grande advogado”. (PIERO CALAMANDREI)


Começo este pequeno (e simples) texto, cujo objetivo é homenagear todos os advogados e advogadas, em especial àqueles que estão iniciando a sua jornada profissional, com um conselho que aprendi com o passar dos anos de advocacia: apesar de todas as dificuldades e de todos os eventuais dissabores, que se somam principalmente no início da carreira,  a advocacia requer força, paixão e entusiasmo, no sentido de “envidarmos” todos os nossos esforços e dedicação à causa, para que possamos acreditar na força dos nossos argumentos e ter fé em nosso trabalho, ainda que a causa seja difícil, que inexistam “argumentos” técnicos a embasar nossa defesa, a palavra desistir não deve fazer parte do nosso vocabulário. Seja um entusiasta!!! Sempre!!!

 

E de onde nasce esse entusiasmo enquanto operadores do direito? Como dito pelo escritor Napoleon Hill, “o entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas”, ou como uma pessoa anônima em um artigo, assim definiu: “que entusiasmo é acreditar na nossa capacidade de fazer as coisas acontecerem, de darem certo, de transformar a natureza e as pessoas”. 

 

Creio que algumas pessoas que me concedem quase que diariamente o inexorável prazer e o privilégio de conviver profissionalmente comigo, trocando experiências e muitas vezes discutindo até mais acaloradamente algum tema, já perceberam que sou um entusiasta quando o assunto é ser advogado, pois me sinto uma peça essencial para a administração da justiça e instrumento básico para assegurar a MELHOR defesa (possível) dos interesses das partes que nos contratam. Não trato a advocacia simplesmente como uma profissão, pois entendo que além do exercício do jus postulandi, nossos atos possuem um caráter social de forte impressão, que podem mudar o rumo de situações familiares, empresariais e outros segmentos.

 

O advogado entusiasta, deve dentre inúmeras referências, possuir algumas características, dentre elas a apurada crítica, a delicadeza e até algumas (e excepcionais vezes) uma certa dose de “bílis” nas suas colocações e atitudes, como sugere um trecho de um texto de Machado de Assis, pois a moderação e a urbanidade constituem-se no mais eficaz meio de convencimento. Vejamos: ‘‘Se a delicadeza das maneiras é um dever de todo homem que vive entre homens, com mais razão é um dever do crítico, e o crítico deve ser delicado por excelência’’, afirmou o literato na crônica ‘‘O ideal do crítico’’, publicada originalmente no jornal Diário do Rio de Janeiro, em outubro de 1865.

 

Será fácil? Não!!! Mas quem algum dia na vida lhe garantiu que seria? O entusiasmo necessário para ir adiante não nasce apenas das vitórias que eventualmente iremos conseguir no exercício da advocacia, nos parabéns que iremos receber em caso de êxito, ou nos honorários que faremos jus. O entusiasmo, na realidade, nos motiva a ir um passo além do que nos comprometemos a fazer, sem medo de a nossa tese ser derrotada. Ele nos dá energia para enfrentarmos todas as adversidades que porventura encontrarmos pelo caminho, serenidade e paciência quando necessário, recuar se for preciso para melhor observar o passo adiante, sem deixar de se orgulhar em ser advogado.

 

O entusiasmo nos impele, sem qualquer dúvida, a sermos e nos sentirmos muito mais que “grandes advogados” conforme bem citou Piero Calamendrei. Esse sentimento nos humaniza e nos diferencia das máquinas, das inteligências artificiais, das produções em série.


Ser advogado é ser FELIZ. É entender que tudo na vida precisa de ordem e sabedoria, a seu tempo, como consequência de seu trabalho e esforço, sem nunca perder o entusiasmo juvenil, a paixão pela advocacia, o respeito pela causa, clientes e partes. Independente da sua convicção pessoal em face do que está defendendo, ou contra todos os prognósticos possíveis, seja você “novo” ou “antigo” na carreira, faça sempre o seu melhor e não desista NUNCA, pois o perseverante não reclama do vento, mas ajusta as velas para seguir adiante, e se não houver vento, é o primeiro que se põe a remar!!!

 

Parabéns!!!

                 

Osmil de Oliveira Campos é Advogado especialista "stricto sensu" em Direito Processual Civil, Processo e Direito do Trabalho, além de ser Palestrante em cursos de Oratória, Comportamento Técnico-Jurídico e Prática em Audiências e Sustentação Oral.

ÚLTIMAS DO BLOG

Grupo Confiatta conquista reconhecimento de Inconstitucionalidade de norma municipal que obriga instalação de eliminador de ar
O Grupo Confiatta, por meio do trabalho do setor de Direito Privado, representando a empresa Águas de Votorantim, conquistou o reconhecimento em primeira instância, a ...
Publicada em: 11/08/2021
VER MAIS
Grupo Confiatta realiza sustentação oral representando Município de Conchal e o ex-Prefeito do Município de Restinga
O Grupo Confiatta realizou neste mês de setembro duas defesas por meio de sustentação oral durante as Sessões Ordinárias do Pleno e 1ª C&acir...
Publicada em: 11/08/2021
VER MAIS
Semana do Saneamento reúne especialistas da área e conteúdos são acompanhados por centenas de pessoas
O Grupo Confiatta realizou entre os dias 16 e 20 de agosto a Semana do Saneamento. A programação contou com artigos, e-books, live e podcasts com conteúdo excl...
Publicada em: 11/08/2021
VER MAIS

EM QUE
PODEMOS
AJUDAR?

Escritório

Rua Caracas, 886
Jardim América - Sorocaba/SP
CEP: 18046-718


Telefone:

Telefone Fixo: +55 (15) 3233-8395  

Whatsapp:  +55 (15) 996123223


E-mail:

contato@confiatta.com.br

Entre em contato conosco, preencha nosso formulário de contato.

Grupo Confiatta® 2020. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: