Publicada em: 01/10/2020

Dra. Mariana Bim representa a Prefeitura de Igarapava, junto ao Prefeito José Ricardo em sustentação Oral no TCE/SP!

Na manhã de hoje, 30 de setembro, o Grupo Confiatta, por meio da advogada, Dra. Mariana Bim Sanches Varanda, representou a Prefeitura Municipal de Igarapava, na 27ª Sessão do Pleno do E. Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, mediante sustentação oral, que foi apresentada conjuntamente com o Prefeito daquele Município, Sr. José Ricardo Rodrigues Mattar.

 

   

 

Tratou-se da análise do Pedido de Reexame relativo às Contas de 2017 do citado Executivo Municipal, cujo parecer desfavorável se deu em razão da ocorrência de déficit orçamentário e financeiro ocorridos no exercício (o primeiro fruto de glosas da fiscalização, que reverteu o resultado superavitário, inicialmente apurado, e o segundo equivalente a mais de 60 dias da arrecadação), de depósitos insuficientes de precatórios, bem como pela aplicação insuficiente da parcela mínima de 95% dos recursos do FUNDEB no exercício, igualmente fruto de glosas da fiscalização.

 

Assim, a sustentação oral teve como finalidade não apenas repisar alguns pontos aventados no Pedido de Reexame, mas principalmente trazer à baila importante panorama em relação à evolução da gestão do Município, retratada principalmente no fato de que, não obstante os problemas enfrentados, foram adotadas providências e houve grande esforço da Administração, a ponto de levar à aprovação das contas do exercício imediatamente subsequente ao ora reexaminado, que receberam a emissão de parecer favorável, em recente sessão da Primeira Câmara do E. TCESP, em 06 de junho de 2020.

 

   

 

Foram articulados, assim, argumentos a respeito de todos os pontos de melhora, assim como trazidas à baila recentes decisões, retratando essa tendência de posicionamento, de se enxergar a gestão municipal como um todo, e assim reconhecer quando há o esforço e como resultado efetiva evolução, como no caso em tela restou evidente, haja vista a redução dos déficits orçamentários e financeiros já dentro de patamares considerados amplamente tolerados, a completa regularização da questão atinente aos precatórios, bem como a demonstração da ausência de má-fé e solução do ponto atinente à aplicação dos recursos do FUNDEB, haja vista a aplicação do valor glosado antes de 31 de março do ano seguinte.

 

Da mesma forma, pontou o Exmo. Prefeito Municipal, ressaltando todas as dificuldades e desafios por ele enfrentados, a situação grave que herdou, e o fato de tantas conquistas conseguidas já no segundo ano de sua Administração, em 2018, com a aprovação de suas Contas.

 

Desta feita, como resultado, ato contínuo à articulação da sustentação oral, o pelo Relator, Dr, Sidney Estanislau Beraldo.

 

Assista abaixo, na íntegra, a sustentação oral:

 

   

 

ÚLTIMAS DO BLOG

Novo Marco Legal do Saneamento Básico e a cobrança de taxas e tarifas pelos serviços de resíduos sólidos
A Lei nº 14.026/2020, do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, trouxe mudanças significativas e uma delas é a cobrança de taxas ou tarifas relativ...
Publicada em: 01/10/2020
VER MAIS
Licenciamento Ambiental Simplificado no Novo Marco Legal do Saneamento Básico
Nesta semana, nosso conteúdo semanal abordará algumas questões relacionadas ao licenciamento ambiental no Novo Marco Legal do Saneamento Básico, trazido...
Publicada em: 01/10/2020
VER MAIS
A análise do impacto regulatório no novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020)
Seguindo as reflexões semanais que fazemos em nossa coluna, a respeito das alterações promovidas pela Lei 14.026/2020 que instituiu o Novo Marco Legal do Sanea...
Publicada em: 01/10/2020
VER MAIS

EM QUE
PODEMOS
AJUDAR?

Escritório

Rua Caracas, 886
Jardim América - Sorocaba/SP
CEP: 18046-718


Telefone:

+55 (15) 3233-8395


E-mail:

contato@confiatta.com.br

Entre em contato conosco, preencha nosso formulário de contato.

Grupo Confiatta® 2020. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: