Publicada em: 04/12/2020

Dr. Jammal representa a Prefeitura de Itapirapuã Paulista em sustentação oral no TCESP !!!

Na manhã desta quarta-feira, 02 de dezembro, o Grupo Confiatta, por meio do advogado, Dr. Fernando Jammal Makhoul, representou a Prefeitura Municipal de Itapirapuã Paulista, na 35ª Sessão do Tribunal Pleno do E. Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, mediante sustentação oral.

 

Tratou-se da análise das Contas Anuais daquele Executivo Municipal, atinentes ao exercício financeiro de 2018, no âmbito da qual se busca o Provimento do Pedido de Reexame, para reformar o Parecer Desfavorável que foi emitido, em razão do pretenso cancelamentos de Restos a Pagar Processados ainda passíveis de cobrança, haja vista a existência de uma cobrança judicial julgada procedente, bem como a alegada violação ao parágrafo único do artigo 22, da LRF, no que tange aos gastos com pessoal.

 

Os Principais argumentos utilizados na sustentação foram que não é só porque houve uma cobrança judicial de Restos a Pagar Processados e cancelados, que a mesma represente irregularidade apta a comprometer as contas do exercício de 2018, vez que a anulação de tais despesas, foi realizada através de minuciosa análise do Departamento Contábil e Jurídico da Prefeitura, que certificou a prescrição quinquenal de tais despesas e procedeu o seu cancelamento, nos exatos termos orientados pelo próprio Tribunal de Contas e pelo Tesouro Nacional.

 

   

 

Foram também expostos substanciais argumentos de defesa com o objetivo de demonstrar que não houve impugnações, questionamentos ou cobranças por parte de algum credor em relação aos empenhos cancelados e na pesquisa junto ao site do Tribunal de Justiça a equipe da fiscalização do Tribunal de Contas constatou apenas e tão somente a existência de uma única ação de cobrança, no valor de R$ 48.000,00, valor este que mesmo acrescido de juros e honorários advocatícios não alteraria a situação superavitária apresentada pela Municipalidade, nesse ponto obtemperando-se na sustentação oral que a situação em análise não é hábil a macular as contas em exame, podendo, no máximo, caso se entenda pela persistência de eventuais falhas, constituir matéria afeita a autos apartados.

 

Por fim, no que tange a verificação de regularidade das despesas com pessoal, fora trazido à baila que o gasto excedido, em insignificante 0,8%, foi devidamente reconduzido no prazo estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal, motivo pelo qual nenhum único apontamento a respeito foi levantado durante a Instrução, não havendo falhas neste quesito, bem como ao final invocado, tendo em vista a absoluta boa-fé e todo o contexto de extrema regularidade dos demais aspectos de análise das Contas, a aplicação do princípio da razoabilidade, pugnando-se ao final pelo provimento do Pedido de Reexame e emissão de parecer favorável.

 

   

 

Como resultado, ato contínuo à articulação da sustentação oral, o expediente TC 20086/989/20 foi retirado de pauta para uma análise mais aprofundada, pela Relatora, Dra. Cristiana de Castro Moraes.

 

Assista abaixo, na íntegra, a sustentação oral:

 

   

ÚLTIMAS DO BLOG

Novo Marco Legal do Saneamento Básico e a cobrança de taxas e tarifas pelos serviços de resíduos sólidos
A Lei nº 14.026/2020, do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, trouxe mudanças significativas e uma delas é a cobrança de taxas ou tarifas relativ...
Publicada em: 04/12/2020
VER MAIS
Licenciamento Ambiental Simplificado no Novo Marco Legal do Saneamento Básico
Nesta semana, nosso conteúdo semanal abordará algumas questões relacionadas ao licenciamento ambiental no Novo Marco Legal do Saneamento Básico, trazido...
Publicada em: 04/12/2020
VER MAIS
A análise do impacto regulatório no novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020)
Seguindo as reflexões semanais que fazemos em nossa coluna, a respeito das alterações promovidas pela Lei 14.026/2020 que instituiu o Novo Marco Legal do Sanea...
Publicada em: 04/12/2020
VER MAIS

EM QUE
PODEMOS
AJUDAR?

Escritório

Rua Caracas, 886
Jardim América - Sorocaba/SP
CEP: 18046-718


Telefone:

+55 (15) 3233-8395


E-mail:

contato@confiatta.com.br

Entre em contato conosco, preencha nosso formulário de contato.

Grupo Confiatta® 2020. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: