Publicada em: 19/05/2021

Relato de um estudante de Direito

Ser um estudante nunca foi tarefa fácil, seja no Ensino Fundamental ou Médio. E as coisas só ficam mais intensas quando o grande dia chega. Aquele dia que o estudante tem que ir para faculdade, e o estresse é ainda maior se o curso escolhido for Direito. 

 

Muitos desafios chegam ao estudante sem nenhum aviso prévio e ele que se vire para enfrentá-los.

 

O primeiro desafio é o do mundo novo que surge na Faculdade de Direito. Parece que tudo o que você aprendeu era besteira e vai ter que aprender de novo. É como se você saísse do mundo juvenil e entrasse direto no mundo adulto, sem nem te perguntarem se é isso que você quer. 

 

Tem também os professores exigentes, que já na primeira semana de aula já marcam as datas das provas, dividem a sala em grupo e marcam os seminários para o fim do mês (e ai daquele que não produzir um trabalho de acordo com as normas da ABNT). Sem contar o fato de que as notas 10 que você conseguiu no ensino médio não valem mais tanto assim.

 

Depois desse grande choque na vida do estudante, surge o momento em que o professor despeja uma enorme quantidade de conhecimento, teorias e lições de casa para o aluno se preparar, porque doa a quem doer, tudo o que falar em aula irá cair na prova.

 

Além de tudo isso, o estudante de Direito tem de se acostumar a esse novo ritmo, e fazer mais do que ir às aulas, ou seja, tem de fazer cursos para cumprir com as horas complementares (e não são poucas horas). Além do estágio, é imprescindível que o bacharelando realize um estágio na área jurídica e, se o estudante não tem bons contatos, é um objetivo complicado de se completar.

 

Depois dessas questões acadêmicas, muitos estudantes tem um problema maior ainda: A falta de renda!

 

Como assim? Simples, esse momento é aquele onde não se tem dinheiro para praticamente nada. Para muitos, falta o dinheiro para comer no intervalo entre as aulas. Precisa contar as moedas para imprimir os trabalhos, sem contar com o custo da mensalidade.

 

Acabou? Não! No final do curso o estudante tem duas opções: A primeira é escolher fazer o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e deixar o Exame da OAB para depois de concluir a faculdade. Já a segunda opção é fazer o TCC e o Exame da OAB (e se você escolher esse método, meus sinceros sentimentos, porque a trajetória será ainda mais pesada).

 

A verdade é que a vida do estudante de Direito não é fácil. E se estiver fácil, tem alguma coisa errada. Mas, apesar disso, não há nada mais gratificante do que receber uma prova que estudou tanto para passar com uma pequena mensagem do professor de “Parabéns! Eu sabia que você podia fazer mais”. Ou, quem sabe, a alegria de conseguir aquele estágio tão almejado, depois de tanto choro e luta. 

 

Tem também a gratidão que se obtém nas aulas e, quando surge um caso de um amigo ou da família que precisa de um advogado, lá está você para responder como se aquele pequeno parecer jurídico fosse mais simples do que andar de bicicleta. Ou talvez aquele orgulho por arrasar (apesar de todo o medo) na sua primeira audiência simulada na faculdade. Ou, ainda, produzir um artigo científico incrivelmente bom e que a faculdade quis publicar. 

 

A vida acadêmica do estudante de Direito é complexa. Desafios a todo momento. Tentar superar-se a cada hora. Tentar ser o melhor. Mas não há nada mais gratificante do que chegar no último dia de aula, fechar os olhos por alguns segundos, dar uma longa respiração e falar: “Eu venci mais uma matéria”. “Mais um semestre. “Mais um ano”. Agora falta menos ainda para eu ser o advogado, juiz, delegado, promotor, que sempre quis ser. Falta só um pouquinho para eu dizer para o mundo, “Eu venci! E ninguém pode me impedir”.

 

Texto escrito por: Thiago Souza, que está cursando o 5° ano de Direito e atua como Auxiliar Jurídico no Grupo Confiatta

ÚLTIMAS DO BLOG

Fase V Sistema Audesp – Sistema de repasses públicos ao Terceiro Setor
I - INTRODUÇÃO   Criada em 2012, a Audesp tem como principal objetivo realizar o massivo processamento de informações às Diretorias de Fis...
Publicada em: 19/05/2021
VER MAIS
As dificuldades enfrentadas na gestão de recursos destinados para a Covid-19
Desde o surgimento dos primeiros casos do novo Coronavírus (Covid-19), o Brasil, assim como a maioria dos países, vem vivendo a pior crise sanitária da sua his...
Publicada em: 19/05/2021
VER MAIS
Contabilidade Pública: O que você precisa saber
A Contabilidade é uma ciência que estuda, interpreta e registra todos os eventos que venham a modificar o patrimônio de uma entidade, subsidiando seus administra...
Publicada em: 19/05/2021
VER MAIS

EM QUE
PODEMOS
AJUDAR?

Escritório

Rua Caracas, 886
Jardim América - Sorocaba/SP
CEP: 18046-718


Telefone:

Telefone Fixo: +55 (15) 3233-8395  

Whatsapp:  +55 (15) 996123223


E-mail:

contato@confiatta.com.br

Entre em contato conosco, preencha nosso formulário de contato.

Grupo Confiatta® 2020. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: