Quando, em 2006, o sócio fundador da Confiatta, Julio César Machado, percebendo as enormes dificuldades pelas quais os gestores públicos passavam, por falta de estrutura e de conhecimento técnico de seu pessoal, resolveu abdicar de seu cargo de Agente de Fiscalização Financeira do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para, fora do Tribunal, ajudar esses gestores, não imaginava que passados 12(doze) anos, os gestores públicos continuariam precisando de ajuda, e, ainda em maior grau!
O modelo de máquina pública no Brasil ainda é muito pesada e não consegue acompanhar a evolução das exigências dos órgãos de fiscalização, em especial o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público, o INSS, a Receita Federal, entre outros; e mais, também não conseguem muitas vezes se blindar das mazelas impostas por empresas da iniciativa privada, que se aproveitam se sua fragilidade.
O nível técnico e o aparato tecnológico dos órgãos de fiscalização estão a anos-luz das modestas Prefeituras, Câmaras Municipais e demais órgãos da Administração Pública Direta e Indireta. Chega a lembrar Davi e Golias.
Nossa vocação é, pois, enquanto consultores, diminuir um pouco a enorme diferença a que nos referimos, não só orientando os servidores e gestores, como também CAPACITANDO-OS sempre, no dia-a-dia, em razão da atuação conjunta que exercemos com as equipes de nossos clientes.
Para tanto, não temos receio de COMPARTILHAR conhecimento, pois justamente trabalhamos para o bem do serviço público sem, JAMAIS, ter a intenção de substituir servidores efetivos ou comissionados. Trabalhamos juntos, sim, e sempre que possível, como um só TIME!
A Confiatta conta com profissionais altamente especializados nas mais diversas áreas. Atualmente, é imprescindível pois, a exemplo de uma defesa de contas anuais junto ao Tribunal de Contas, um Advogado, sozinho, não consegue explicar uma diferença contábil anotada pela fiscalização; o Contador poderia? Nem sempre, pois após a implantação do sistema de prestação de contas eletrônico, muitos contadores não dominam a estrutura do sistema ou, ainda, não conseguem interpretar as informações eletrônicas geradas por seu próprio sistema contábil.
Já chegou ao nosso conhecimento que, o representante de uma empresa, ao pedir um reequilíbrio econômico-financeiro de um contrato que mantinha junto à Prefeitura, ao ser informado que a Confiatta opinaria, imediatamente disse ao servidor: “-Então pronto, não vão deferir, tenho certeza”. Pois não é que opinamos pelo não deferimento do pedido mesmo? Sugestão essa acatada pela Procuradoria do Município. E por que? Porque a empresa em seu requerimento tentara ludibriar a Administração com cálculos escusos, imediatamente detectados por nossa equipe de Economistas. Essa é a Confiatta!
Todo líder espera de seu liderado, comprometimento. Nem sempre o tem, em especial os gestores públicos que, às vezes, lidera servidores com estabilidade que “remam” em sentido inverso ao da Administração, às vezes até com razão, dependendo do gestor. Nossa equipe é comprometida, sim. Somos comprometidos com o GESTOR e com os SERVIDORES, desde que todos anseiem e trabalhem para a defesa INTERESSE PÚBLICO em primeiro lugar.
Fazemos o que fazemos por amor, para o bem do serviço público. Muito nos frustra quando um gestor, contrariando nossas orientações, se envereda por caminho diverso, pois quase sempre acaba tendo problemas.
Nosso atendimento consultivo, muitas vezes, acaba por ser necessário não só em razão de demandas técnicas, mas em função de problemas de clima organizacional, quando setores diversos não se conversam de forma a priorizar os processos ou prejudicar os gestores.
Desde a sua criação, a Confiatta jamais buscou vínculo político- partidário, pautando sempre suas ações eminentemente no campo da técnica. Até por isso, possuímos em nosso portifólio gestores dos mais variados partidos e agremiações, bem como das mais diversas origens.
Rua Caracas, 886
Jardim América - Sorocaba/SP
CEP: 18046-718
+55 (15) 3233-8395
contato@confiatta.com.br