Quando ainda trabalhava no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o então Agente de Fiscalização Financeira Julio Cesar Machado, fundador do Grupo Confiatta foi um dos que levantou a bandeira da necessidade de modernização tecnológica do TCE, para a modernização da atividade de fiscalização. Naquela época, idos de 1998, o TCE contava com um aparato tecnológico muito aquém de outros órgãos de controle, como a Receita Federal e a Secretaria de Estado da Fazenda.
Nada mais natural, pois quem é responsável por fiscalizar a arrecadação de receitas certamente sempre tem mais atenção do Governo do que o órgão de fiscalização dos gastos públicos. Mas essa história mudou com o apelo de uma geração de novos servidores do concurso de 1995, que no embalo da Lei de Responsabilidade Fiscal, em 2000, acabou por resultar no Sistema AUDESP – Sistema de Auditoria Eletrônica do TCE/SP, mais especificamente em 2007.
Dali para a frente, as vidas dos contadores públicos, gestores, servidores, técnicos de empresas prestadoras de serviços de informática nunca mais foram as mesmas. Onze anos se passaram e o tema “AUDESP” ainda é motivo de muita preocupação dos órgãos fiscalizados que, por exemplo, não tem o controle de como são geradas as informações de seus próprios sistemas de contabilidade, ou como essas informações são recebidas e “enxergadas” pelo TCE. Quando percebem que algo está errado ou em desacordo com os parâmetros do TCE, já é tarde, pois via de regra tomam conhecimento apenas quando passado muito tempo e, pior, por meio da fiscalização ou da imposição de uma penalidade.
A Confiatta Sistemas nasceu com o objetivo maior de “desmistificar” o AUDESP no Estado de São Paulo e, para isso, contou e conta com a UNIÃO de profissionais das áreas de Tecnologia (Análise de Sistemas, Programação, Estrutura de T.I.), da Contabilidade Pública (Contadores) e de empresas de implantação de softwares para a Administração Pública (técnicos de implantação), além da experiência trazida pelo Sr. Julio Machado do TCE/SP.
Nossos produtos partem do pressuposto de serem alimentados com as informações contábeis, financeiras e econômicas no mesmo formato exigido pelo TCE/SP. Assim, é possível “enxergar” os dados da mesma forma que a fiscalização do TCE. Esses dados são vistos nos sistemas locais da mesma forma? Nem sempre, pasmem! Para saber mais, contate-nos, e teremos o maior prazer em contar o que pode acontecer com os seus dados.
Com as informações armazenadas e vistas como o Tribunal as vê, nossas soluções geram não um relatório de fiscalização, mas sim relatórios gerenciais que possibilitam, além de conferir se seus sistemas locais apresentam os mesmos resultados, também o cruzamento de informações, comparativos, alertas, indicadores, gráficos de forma sistemática que possibilita a qualquer gestor, mesmo não dominando tecnicamente a contabilidade, possa entender. Ou um Secretário de Educação ou de outra Pasta precisa entender de Contabilidade Pública? Cremos que não, pois seu tempo deve servir ao objetivo maior de bem educar nossas crianças.
A atividade constante de nossa equipe de consultoria nos permite identificar as “dores” dos servidores públicos: aquelas rotinas que lhes consomem muito tempo para resultados que não atendem a finalidade precípua do cidadão. Exemplo: uma audiência pública pode consumir até uma semana de trabalho para sua preparação, entre coleta de dados, planilhamento, análise, elaboração de relatórios e gráficos, elaboração da apresentação e elaboração de ata; nesse exemplo específico, um de nossos produtos, o “Confiatta/Audiência Pública” transforma essa semana em apenas 5 (cinco) minutos de trabalho, se muito. Logo, esse servidor “ganha” essa semana para atividades que efetivamente façam a DIFERENÇA, e que resultem em serviço público direto, e de qualidade.
Rua Caracas, 886
Jardim América - Sorocaba/SP
CEP: 18046-718
+55 (15) 3233-8395
contato@confiatta.com.br